Atualmente, a forma mais adequada de definir um tratamento parte do princípio da “medicina baseada em evidências”. A partir daí, existem vários caminhos possíveis.
O tratamento oncológico é sempre muito individualizado. É importante observar as necessidades e possibilidades terapêuticas de cada paciente com câncer. O tratamento pode ter intenção curativa ou paliativa (alívio dos sintomas, com vistas a uma melhora da sobrevida e da qualidade de vida). Pode ser feito por cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, de forma isolada ou combinada, dependendo do tipo celular do órgão de origem e do grau de invasão do tumor. Ou seja, as variações são muitas.
As decisões terapêuticas e a programação do tratamento tomadas no Centro de Combate ao Câncer são baseadas no sistema conhecido como “medicina baseada em evidência”, considerado hoje a forma mais adequada de definir o tratamento médico.
O Centro de Combate ao Câncer utiliza os procedimentos de conduta recomendados por entidades como a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), a Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), a National Comprehensive Cancer Network (NCCN), o National Cancer Institute USA (NCI-USA) e a European Society for Medical Oncology (ESMO).