Conheça os efeitos colaterais mais comuns e esperados durante o tratamento quimioterápico e algumas dicas para atenuá-los.
A quimioterapia tem como principal objetivo eliminar as células cancerígenas que formam o tumor. Os medicamentos utilizados, na maior parte dos casos, não são capazes de diferenciar as células malignas das células normais. Assim, dizemos que a quimioterapia possui ação sistêmica no organismo do ser humano, ou seja, ela atinge tanto às células que formam o tumor quanto às células sadias. O resultado disso é o aparecimento de efeitos colaterais que são considerados normais ao tratamento e podem se manifestar tanto fisica quanto emocionalmente.
Há efeitos colaterais que podem exigir tratamentos específicos ou alterações no plano de tratamento do câncer. Os mais frequentes são queda de cabelo, ansiedade, náuseas, vômitos, anemia, fadiga e alterações renais e digestivas. É importante ressaltar que grande parte desses efeitos é transitória, variam entre os pacientes e em função do tipo e da combinação de drogas utilizadas. Sendo que a maioria dos efeitos desaparece assim que o tratamento chega ao fim.
Clique nos links abaixo e veja informações sobre os principais efeitos colaterais e as dicas que podem amenizá-los: