Uma acreditação oferece segurança aos pacientes das instituições que logram esta conquista. Como instituição certificada, o Centro de Combate ao Câncer tem seus processos analisados, formalizados e verificados periodicamente por auditorias externas.
A trajetória constante para garantir a qualidade do atendimento tem sido uma marca do Centro de Combate ao Câncer. No segmento da saúde, a qualidade é certificada por instituições especializadas no Brasil e no exterior. A introdução da gestão permanente da qualidade contribui para o aprimoramento de uma instituição de saúde ampliando e garantindo a segurança dos pacientes.
Uma instituição acreditada atua com protocolos administrativos e clínicos, controla a qualidade de seus medicamentos, treina as diversas equipes que cuidarão do atendimento aos pacientes, padroniza procedimentos e garante o correto uso destas e de outras práticas de gestão. São iniciativas que melhoram a qualidade do atendimento e reduzem eventuais riscos para os pacientes.
O Centro de Combate ao Câncer escolheu orientar seus processos assistenciais e administrativos de acordo com as três principais instituições acreditadoras na área de saúde no Brasil, Canadá e Estados Unidos.
A primeira acreditação conquistada pelo CCC foi por meio da ONA – Organização Nacional de Acreditação. A ONA é uma organização não governamental que tem por objetivo promover a implantação de um processo permanente de avaliação e de certificação de qualidade dos serviços de saúde no Brasil.
O processo de certificação junto à ONA prepara a instituição para a busca de maior eficiência e efetividade no atendimento aos pacientes, a racionalização e a adequação de recursos humanos, financeiros e tecnológicos, a utilização dos referenciais de excelência do atendimento à saúde e a reduzir riscos para os pacientes, profissionais e colaboradores.
Em 25 de junho de 2009, o Centro de Combate ao Câncer atingiu o mais alto nível que uma instituição pode alcançar na ONA, recebendo a certificação Acreditado com Excelência. Esta conquista foi atingida em função da qualidade excepcional da assistência médica que o CCC presta aos seus pacientes.
A acreditação em si tem uma validade de 3 anos. A ONA faz anualmente o controle para verificar se a instituição acreditada vem preservando e aplicando todos os ganhos de gestão e de qualidade obtidos no processo de certificação.
O Centro de Combate ao Câncer já passou por 2 processos de recertificação em 2012 e 2015, mantendo o selo Acreditado com Excelência pela qualidade excepcional da sua assistência médica.
Em dezembro de 2009, o Centro de Combate ao Câncer iniciou o processo de acreditação com a Accreditaton Canada, que oferece às instituições de saúde em todo o mundo quase 50 anos de experiência em gestão da saúde.
O processo para a obtenção da Accreditation Canada normalmente dura 24 meses. Devido à gestão da qualidade já implantada no CCC, conseguimos a acreditação em somente 12 meses.
Todas as áreas do Centro de Combate ao Câncer participaram do processo. Este envolvimento é necessário porque o programa da Accreditation Canada atua na capacitação de lideranças dentro da equipe, na implementação de sistemas de gestão da qualidade, na implementação de método de qualificação, no acompanhamento de fornecedores e na gestão de indicadores de desempenho.
Em dezembro de 2010, o CCC se tornou o primeiro centro de tratamento oncológico no mundo a receber a acreditação com o nível de Excelência Internacional.
No inicio de 2012 o Centro de Combate ao Câncer iniciou seu processo de acreditação com a Joint Commission International. A JCI é uma organização norte-americana dedicada ao aprimoramento da qualidade da saúde em todo o mundo. Seus altos padrões de avaliação se concentram em vários aspectos da assistência à saúde, como segurança do paciente, qualificação profissional da equipe, governança corporativa e gestão da informação.
O Centro de Combate ao Câncer conquistou a acreditação da Joint Commission International, a líder mundial no aprimoramento da Qualidade da Assistência na área da Saúde, durante a visita dos auditores internacionais nos dias 4 e 5 de Setembro de 2014.