A atenção à própria saúde física e emocional também é importante para o tratamento do paciente. Confira algumas dicas para aqueles que vão cuidar do doente.
Sabemos o quanto é importante para o paciente o cuidado dispensado por alguém da família. O carinho, o afeto e o amor surtem efeitos inesperados. Mas sabemos também que você está passando por momentos difíceis, por um desgaste físico e emocional grande e que, muitas vezes, nem tem tempo para se cuidar.
Ao tornar-se um cuidador, muitas vezes, deixa-se de lado a própria saúde, vida social, bem-estar físico e emocional. Isso geralmente ocorre por vários motivos: falta de tempo para si mesmo, cansaço e falta de ânimo, entre outros. Qualquer que seja o motivo, ignorar as suas próprias necessidades pode levá-lo a desenvolver problemas de saúde físicos e emocionais. Por isso, não se descuide.
Mantenha-se informado sempre. A informação é uma ferramenta importante neste momento. Sempre que possível, leia e aprenda algo sobre a doença e como é tratada. Inteire-se das novidades relacionadas ao câncer, novos tratamentos e terapias de suporte. Dê preferência para as que focam na qualidade de vida do paciente com câncer.
Nos últimos anos, a Oncologia tornou-se uma disciplina complexa que conta com o auxílio de outras especialidades como Cirurgia, Pediatria, Patologia, Radiologia, Psiquiatria e muitas outras. Portanto, é de suma importância o tratamento multidisciplinar, envolvendo médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e muitos outros profissionais.