Um toque colorido e especial para valorizar seu look

A cabeça feminina pode estar cheia de acessórios. Os lenços e chapéus retornaram às passarelas de moda em 2010. Eles reconquistaram as ruas e o vestuário feminino com infinitas estampas e combinações entre roupas e acessórios.

A estilista Juliana Jabour, que dá seu nome à marca com referências das décadas de 1970 e 80, aponta o turbante como uma opção para valorizar a mulher. “Ele não vem com a modelagem pronta, o turbante é construído com lenços de seda ou até de tecidos mais estruturados”, afirma a profissional que está presente no São Paulo Fashion Week e no Fashion Rio. “No turbante ainda cabem tachas, pedrarias, miçangas, canutilhos bordados e broches”, diz Juliana.

O turbante é apenas uma das formas de se usar um lenço. Para descobrir algumas outras, vale acessar o site da icônica maison francesa Hermès (www.hermes.com). Lá, você encontrará a publicação “Playtime with Your Hermès Scarf” (Jogue com seu lenço Hermès) com desenhos de diferentes amarrações para a cabeça e até como transformar o pedaço quadrangular de tecido em uma bolsa, por exemplo.

Os tecidos naturais são os mais indicados pelo conforto térmico segundo Laura Artigas, jornalista e responsável pelo blog Moda Pra Ler. “O tecido de algodão é interessante para o verão”, aconselha. O lenço de seda, um clássico no guarda-roupa feminino, é outra opção.

As cores básicas como preto, branco, azul e tons pastel são curingas nos guarda-roupas femininos. “As cores fortes estão em evidência, como o vermelho, por exemplo. Apenas a mulher precisa saber que será notada”, alerta Laura.

Os chapéus podem informalizar ou formalizar o visual dependendo do material, cor, formato e do contexto em que estiver sendo usado. Os de abas largas são descontraídos e os de curta são retrôs. Os tecidos pesados (lã, feltro) são aconselhados para o inverno. Os materiais naturais (palha, algodão, linho) são a cara do verão.

O look também pode ser valorizado por meio da maquiagem, brincos e colares. “Produtos mais cremosos são interessantes para contornar uma palidez”, indica Laura. O olhar é atraído pelo cumprimento dos brincos e colares, “Um colar curto atrai o olhar para o pescoço, já o cumprido para o colo”, exemplifica. O uso de protetor solar para o rosto e para áreas mais expostas do corpo é também recomendado. Além dele ser indicado normalmente a todos, existem tratamentos oncológicos e de outras especialidades que podem gerar reações na pele exposta ao sol.

Leave a reply