Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio

“A vida é a melhor escolha” é o tema da campanha do Setembro Amarelo em 2022, cujo objetivo é ampliar a conscientização sobre o suicídio, os seus fatores de risco e as ações e recursos de prevenção.

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado no dia 10 (sábado), porém, ao longo de todo o mês de setembro, são emitidos alertas a fim de mobilizar as pessoas para observarem sinais de angústia e dor de alguém que está em sofrimento psíquico. A campanha visa ainda criar espaços para informar e dialogar abertamente sobre os aspectos que envolvem a saúde, a doença mental e o suicídio.

O suicídio é um assunto preconceituoso e pouco falado pela sociedade, é carregado de estigmas que precisam ser diluídos, uma vez que impede muitas pessoas de buscar ajuda, por temer a discriminação e os julgamentos. Quanto mais bem informada a população estiver, melhor conseguirá lidar com as pessoas que têm pensamentos e comportamentos suicidas e, desta forma, evitar que elas tirem a própria vida.

O suicídio não é uma tragédia que atinge somente o âmbito pessoal, mas também representa um sério problema de saúde pública. No Brasil, os índices de casos de suicídio estão próximos de 14 mil por ano, o que representa cerca de 38 mortes por dia. De acordo com os registros da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que no mundo, mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente, sem levar em conta o registro de casos subnotificados. A maioria das pessoas que tenta ou comete suicídio é acometida por algum transtorno mental, sendo mais comum a depressão.

Prevenir o suicídio é possível! Saiba que as pessoas suicidas querem acabar com a dor e não com a vida. A tentativa de suicídio é um sinal claro de que a pessoa precisa de ajuda, de que está sofrendo por não conseguir lidar com pensamentos e sentimentos perturbadores.

Fique atento ao seu redor e, se perceber que uma pessoa expressa ideias ou intenções suicidas, é necessário agir rápido para evitar o suicídio. Tenha em mente que é fundamental acolher a pessoa que está sofrendo e oferecer uma escuta atenta, empática, sem preconceitos ou julgamentos, facilitando que ela expresse os seus sentimentos dolorosos da maneira que ela quiser. Não a deixe sozinha, permita que ela sinta que você está ao seu lado, encoraje que ela tenha ajuda profissional para se tratar e ofereça para marcar a consulta e ir junto. Isso pode salvar vidas!

 

Onde buscar ajuda para prevenir o suicídio?

CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde)
UPA 24H, SAMU 192, Prontos Socorros; Hospitais
Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita)

Leave a reply