Segredos para manter sua autoestima lá em cima
Embora o tratamento do câncer e o uso de medicamentos fortes comprometa a aparência, é possível adotar alguns cuidados que deixam você mais bonita ou mais bonito, elevam sua autoestima e contribuem para a melhoria de sua saúde. É o que diz a Dra. Alba Valéria de Oliveira, oncologista da equipe médica do Centro de Combate ao Câncer. A maioria das recomendações pode ser adotada tanto para eles como para elas e, se tiver dúvidas, procure sempre o seu médico.
Para as mulheres é importante acompanhar as tendências da moda. Atualmente os acessórios são responsáveis por grande parte dos melhores resultados, seja na roupa ou na cabeça.
Você pode usar:
- Maquiagem de boa procedência e de marcas conceituadas, produtos hipoalergênicos e com o mínimo de aromas e conservantes.
- Protetor solar, no mínimo, de fator 30.
- Hidratante, desde que não tenha álcool na fórmula.
- Centenas de cores de esmalte. Contudo, não tire a cutícula para evitar sangramentos e ferimentos, usando os cremes afastadores que funcionam muito bem.
Você pode abusar:
- Dos lenços, das tranças de tecidos coloridos, dos chapéus, dos bonés e das perucas.
Já para os homens, hoje quase tão preocupados com a beleza como as mulheres, algumas iniciativas são essenciais para a boa aparência:
- Lembre-se de utilizar o protetor solar no couro cabelo, que também pode ser passado nos lábios para evitar os ressecamentos.
- Para evitar ferimentos e sangramentos com as lâminas de barbear, procure fazer a barba com os barbeadores elétricos.
- No seu pós-barba, utilize somente produtos hipoalergênicos e com o mínimo de aromas ou perfumes.
- Os hidratantes devem ser de marcas conceituadas e sem álcool na formulação.
- Se puder, antes de iniciar o tratamento do câncer, procure um dentista para evitar maior comprometimento de seus dentes.
A Dra. Alba Valéria de Oliveira ressalta que com esses cuidados, tomados antes e durante o tratamento, é possível atravessar o período quimioterápico de forma mais tranquila, sem prejuízos para a imagem. “E sempre que possível, procure fazer uma massagem relaxante com um profissional especializado e que atenda em seu domicílio, porque pode aliviar o estresse”.
Leave a reply