TABACO: Ameaça ao nosso meio ambiente
Todos os anos, em 31 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lança uma campanha antitabagismo com o objetivo de alertar sobre os riscos à saúde e as mortes que poderiam ser evitáveis, relacionadas ao uso do tabaco, além de estimular ações para encorajar os governos a adotarem políticas efetivas para reduzir o tabagismo e os produtos derivados do tabaco.
O tema do Dia Mundial Sem Tabaco de 2022 é “Tabaco: Ameaça ao Nosso Meio Ambiente”. A campanha deste ano visa aumentar a conscientização pública sobre o impacto ambiental do tabaco, desde o cultivo, passando pela produção, a distribuição e os resíduos que gera. Esta campanha incentiva a proteção ao meio ambiente e proporciona aos usuários de tabaco, mais um motivo para abandonar o seu consumo.
A campanha também tem o objetivo de expor o esforço que a indústria do tabaco faz para dar um verniz verde à sua reputação e produtos, apresentando-os como algo inócuo ao meio ambiente. Com uma contribuição anual de gases de efeito estufa equivalente a 84 milhões de toneladas de dióxido de carbono, a indústria do tabaco contribui para as mudanças climáticas e reduz a resiliência a essas mudanças, desperdiçando recursos e danificando ecossistemas.
Todos os anos, cerca de 3,5 milhões de hectares de terra são destruídos para o cultivo de tabaco. Esta cultura favorece o desmatamento, especialmente nos países em desenvolvimento. A eliminação de espaços florestais para o estabelecimento de plantações de tabaco deteriora o solo e reduz a produtividade, ou seja, a capacidade da terra de sustentar o crescimento de qualquer outra cultura ou vegetação.
É necessário compreender que a redução do consumo de tabaco constitui uma alavanca fundamental para poder cumprir todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e não apenas os que estão diretamente relacionados com à saúde.
A campanha pede aos governos e órgãos reguladores que intensifiquem a legislação, incluindo a implementação e o fortalecimento dos esquemas existentes para responsabilizar os produtores pelos custos ambientais e econômicos dos resíduos derivados dos produtos do tabaco.
Abandone hoje o consumo de tabaco, cuide da sua saúde e do meio ambiente!
Dra. Elizabeth Barros
Psicóloga – Coord. do Programa de Cessação do Tabagismo do Centro de Combate ao Câncer