Sete passos para um ano novo saudável

Estima-se que cerca de 1/3 das mortes causadas pelo câncer possam ser evitadas, pois estão relacionadas ao estilo de vida, obesidade, fumo e falta de atividade física. Seguem sete dicas para ajudar você a ter um feliz e saudável ano novo:

  • Pare de fumar
    O fumo é a única grande causa de câncer evitável e está ligado ao desenvolvimento dos tumores de pulmão, bexiga, pâncreas, rim, boca, laringe, estômago, próstata e cólon. Calcula-se que 30% das mortes de câncer estejam ligadas ao tabaco.
  • Mantenha um peso saudável
    O excesso de peso pode aumentar os riscos de câncer de mama, esôfago, rim, próstata e útero. Exercitar-se, comer vegetais, frutas, grãos e limitar a ingestão de carne vermelha pode ajudar a manter um peso adequado.
  • Faça exercícios de forma regular
    A atividade física ajuda a reduzir significativamente os riscos de câncer de cólon, por exemplo. Também há evidências de que exercícios possam ajudar na prevenção de cânceres como mama, próstata, rim e esôfago.
  • Limite o consumo de álcool
    O álcool está relacionado a vários tipos de câncer, como de mama, cólon, boca, esôfago, fígado e laringe. Limite o consumo de álcool para uma dose por dia para mulheres e duas para os homens.
  • Faça exames periódicos
    Converse com seu médico para saber mais informações e os tipos de exames mais indicados para você.
  • Proteja sua pele do sol
    De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pele é o tipo mais comum da doença. Para proteger sua pele dos raios ultravioletas é recomendável não ficar exposto ao sol entre 10h e 16h e usar bonés e protetores solares com fator de proteção 15 ou superior.
  • Conheça sete sinais que podem indicar o câncer.
    Caso voce apresente alguns dos sintomas abaixo, procure seu médico:
    • Alteração no hábito intestinal ou urinário.
    • Uma ferida que não cicatriza.
    • Sangramento ou corrimentos anormais.
    • Um engrossamento ou nódulo na mama ou em qualquer parte do corpo.
    • Dificuldade para engolir ou má digestão crônica.
    • Uma modificação em uma verruga ou mancha da pele.
    • Rouquidão ou tosse persistente.
Opinião

Por Dr. Cid Gusmão, médico oncologista do Centro de Combate ao Câncer.

“Como o desenvolvimento do câncer resulta, na maioria das vezes, da interação entre suscetibilidade genética e exposição a fatores ambientes, o risco de se desenvolver um câncer pode ser reduzido por meio da adoção de hábitos de vida saudáveis e medidas de intervenção médica.

O controle e a redução do uso de tabaco devem ser as principais preocupações em saúde pública. A obesidade pode contribuir por 20% das mortes por câncer em mulheres e 14% nos homens. Hoje se sabe que diversos fatores, associados aos hábitos de vida do paciente, podem estar diretamente relacionados ao desenvolvimento do câncer.

A estratégia da prevenção do câncer progrediu para um modelo no qual combina investigação clínica, mudanças de hábitos de vida e intervenções médicas de saúde pública. Hoje se procura identificar, desenvolver e testar agentes que, somados a medidas de mudança de hábitos, possam prevenir, inibir ou reverter a progressão de lesões pré-malignas ao câncer invasivo. Estudos epidemiológicos e laboratoriais têm mostrado resultados encorajadores nesse aspecto e, atualmente, a chamada quimioprevenção do câncer é uma estratégia adotada para redução de risco de diversos tipos de tumores.

Esses estudos mostram que a combinação de mudanças de hábitos com exercícios físicos regulares, diminuição de exposição a fatores ambientais, alimentação adequada, redução de peso e utilização de intervenções médicas, com a utilização de agentes com potencial de quimioprevenção são medidas importantes para a redução da incidência e mortalidade pelo câncer.

Não podemos esquecer, porém, que mudanças de hábitos devem ser realizadas. Assim, essas medidas apresentadas acima, podem auxiliá-lo a ter uma vida mais saudável e, esperamos, com menor risco”.

 

Leave a reply