Dicas para diagnóstico precoce do câncer de mama
Conheça algumas dicas importantes sobre os exames diagnósticos para a detecção do câncer de mama.
1 . Se você tem mais de 40 anos, faça uma mamografia todo ano.
2 . Escolha um médico radiologista especialista em mamografia para fazer seu exame. Faça o exame em um centro de referência acreditado para a realização de mamografia.
3. Faça o exame digital. Mamografia digital é melhor do que a mamografia tradicional para a detecção de câncer em mulheres com tecido mamário denso e para as mulheres com menos de 50 anos de idade..
4. Não deixe de realizar a mamografia por causa do desconforto do exame. A mamografia não deve ser dolorosa.
Para reduzir o desconforto, tente agendar o exame após o seu período menstrual, quando o tecido da mama é menos sensível.
Verifique com o seu médico se você pode tomar uma medicação anti-inflamatória antes da mamografia. Acima de tudo, informe ao médico ou técnico radiologista sobre qualquer desconforto que voce venha a sentir durante o exame. Eles podem ajudá-la a tornar a experiência mais confortável.
5. Não deixe de realizar a mamografia por causa do medo do desconforto ou do possível resultado do exame.
A maioria das anormalidades encontradas após uma mamografia não são câncer. Algumas vezes você pode ser chamada de volta para realizar outros exames, como uma mamografia adicional ou um ultra-som da mama, para confirmar que a área na mamografia é normal.
6. Descubra quanto tempo demorará para sair o resultado do exame. Se você puder, receba o resultado antes de deixar o centro de realização da mamografia. A espera pelo resultado do exame pode gerar uma ansiedade desnecessária.
7. Conheça seus seios. Peça ao seu médico para lhe ensinar como fazer o auto- exame das mamas. Procure seu médico se você notar uma mudança em suas mamas, como um caroço ou inchaço, irritação ou retrações na pele.
8. Além da mamografia, faça um exame de mama regularmente com seu médico. A American Cancer Society recomenda que mulheres a partir dos 40 anos devem ter suas mama examinadas anualmente. Mulheres entre os 30 e 40 anos devem ter um exame clínico da mama realizado, no mínimo, a cada três anos .
9. Conheça o seu risco. Se você tem familiares que tiveram câncer de mama , especialmente a mãe ou irmã, e se eles tiveram câncer de mama antes de atingir a menopausa, informe o seu médico. O seu risco de câncer de mama pode ser maior do que a média. Em algumas mulheres com alto risco pode ser recomendada a realização de ressonância magnética de mamas anualmente, além de uma mamografia .
10. Utilize uma calculadora de risco online.
A ferramenta Breast Cancer Risk Assessment (http://www.cancer.gov/bcrisktool), projetada pelo National Cancer Institute dos E.U.A, é uma das ferramentas que podem ajudar as mulheres a determinar suas chances de desenvolver câncer de mama invasivo.