DIA MUNDIAL SEM TABACO – 2021
DIA MUNDIAL SEM TABACO – 2021
TABAGISMO e COVID-19: COMPROMETA-SE A PARAR DE FUMAR HOJE!
Dra. Elizabeth Barros
Psicóloga. Coord. do Programa de Cessação do Tabagismo
do Centro de Combate ao Câncer
Todos os anos, em 31 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lança uma campanha antitabagismo com o objetivo de alertar sobre os riscos à saúde e as mortes que poderiam ser evitáveis, relacionadas ao uso do tabaco, além de estimular ações para encorajar os governos a adotarem políticas efetivas para reduzir o tabagismo e os produtos derivados do tabaco.
O tema da Campanha de 2021 alerta para o consumo de tabaco em meio à pandemia de COVID-19, cuja frase em destaque é “Comprometa-se a parar de fumar durante a Covid-19 ”. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma lista intitulada “101 razões para parar de fumar”, alertando para os riscos do tabagismo ativo e passivo e os efeitos danosos diante do COVID-19. A lista foi organizada por temas e inclui vários elementos que objetivam mobilizar, motivar, sensibilizar e encorajar a cessação do tabagismo.
O tabagismo é uma doença causada pela dependência química da nicotina, que tem elevado poder viciante. Quando inalada, a nicotina é rapidamente captada por receptores no cérebro, que por sua vez liberam substâncias ligadas à sensação de prazer que, por alguns instantes, relaxam e aliviam o estresse.
A pandemia de Covid-19 pode ser um estímulo para o cuidado com a saúde, incluindo a cessação do tabagismo. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar, assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças, dentre elas, a Covid-19.
Cessar o consumo de tabaco pode representar um grande desafio, especialmente ao enfrentar os fatores estressantes adicionais gerados pela pandemia. Contudo, há muitos motivos para deixar de fumar, pois os benefícios à saúde são quase imediatos. Abandonar o vício está longe de ser uma tarefa fácil, mas tem tratamento! As pessoas fumam por vários motivos e para lidar com diversas situações e, aprender a identificar essas situações é fundamental para poder enfrentá-las e superá-las. Existem diversos métodos para deixar de fumar e procurar a ajuda profissional irá elevar as chances para que o processo de parada seja bem-sucedido.
Veja alguns itens que exemplificam a lista publicada pela OMS: 101 razões para parar de fumar.
- O tabaco afeta sua aparência imediatamente.
- Quando você usa produtos de tabaco e nicotina, coloca em risco a saúde de seus amigos e familiares – não apenas a sua.
- Fumar cigarros eletrônicos perto de crianças compromete a saúde e a segurança delas.
- O uso de tabaco traz consequências sociais negativas.
- É caro – você pode usar seu dinheiro em coisas mais importantes.
- Fumar reduz sua fertilidade.
- Todas as formas de tabaco são letais
- Quando você compra tabaco, está apoiando financeiramente uma indústria que explora agricultores e crianças e estimula doenças e morte.
- Produtos de tabaco aquecidos são prejudiciais à saúde.
- Os cigarros eletrônicos são prejudiciais à saúde e não são seguros.
- O uso de tabaco, principalmente o fumo, tira o fôlego.
- O tabaco destrói o seu coração.
- Tabaco causa mais de 20 tipos de câncer.
- Os fumantes têm maior probabilidade de perder a visão e a audição.
- O tabaco afeta praticamente todos os órgãos do corpo.
- O uso de tabaco e nicotina prejudica seu bebê.
- O tabaco polui o ambiente.
Você pode acessar a lista completa, acessando o link:
https://www.inca.gov.br/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo/razoes-para-parar-de-fumar