Sustentabilidade
Em junho de 2012 o Brasil recebeu na cidade do Rio de Janeiro centenas de pessoas, entre elas mais de 100 chefes de Estado, para discutir assuntos relevantes à preservação da vida e dos recursos naturais do planeta.
Quem conhece a sede do Centro de Combate ao Câncer situada na Avenida Brasil, conhece também a seringueira que “abraça” praticamente todas as suas instalações. Ela é o símbolo do conceito de sustentabilidade que o Centro de Combate ao Câncer procura incentivar em suas operações.
A arquitetura do centro de tratamento oncológico foi projetada para reduzir o consumo de energia elétrica e de ar condicionado. A cobertura do CCC é de policarbonato transparente, que aumenta a incidência de luz e, por meio de um sistema de aspersão de água, o ambiente é refrigerado naturalmente, o que exige menos do sistema de ar condicionado central.
As áreas verdes do CCC estão presentes em todos os espaços porque os ambientes foram projetados para dar maior acolhimento aos pacientes. A preservação destas áreas é realizada por sistema de irrigação automatizado que reduz o consumo de água.
Em relação à tecnologia de informação, o CCC investe no conceito de green computing, utilizando a virtualização dos servidores, computadores de alto desempenho, que hospedam os diversos softwares necessários para o funcionamento das nossas unidades de atendimento. Esta virtualização nos possibilita reduzir em quase 85% a quantidade de servidores físicos, consequentemente reduzindo o gasto em energia elétrica.
O consumo de papel é um assunto que aflige todas as empresas. No CCC estamos criando mecanismos de controle para incentivar os colaboradores a reduzir as impressões. Para isso, passamos a controlar o volume impresso por colaborador e, desde julho deste ano, podemos informar o quanto as impressões equivaleram em percentual de árvores consumidas e em volume de CO2 emitido. Nossa intenção é a conscientização dos colaboradores, para que se imprima o estritamente necessário, armazenando a maioria dos documentos em formato digital, reduzindo cada vez mais o consumo de papel.
O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer o futuro. Para a Organização das Nações Unidas, o desenvolvimento sustentável precisa considerar um equilíbrio entre as questões ambientais, sociais e econômicas. Portanto, a preocupação com a sustentabilidade e com a preservação dos recursos naturais deve estar presente na vida das empresas, de seus colaboradores, nas famílias e em cada um de nós, criando um círculo virtuoso que se amplia para toda a sociedade.
Leave a reply