Suplementos nutricionais orais para pacientes oncológicos
Um dos problemas mais comuns enfrentados por pacientes oncológicos é a desnutrição. A incidência global da desnutrição durante o tratamento varia de 30 a 85% e depende, principalmente, de dois fatores: a presença do tumor e a agressividade do tratamento oncológico.
A desnutrição de pacientes oncológicos é diferente daquela sofrida por alguém que simplesmente deixa de se alimentar, pois, neste último caso, perde-se peso em um ritmo mais lento. Já nos pacientes com câncer, mesmo quando o tumor está localizado fora do alcance de órgãos que integram o sistema digestivo, há o consumo progressivo de massa gordurosa e também de massa magra (musculatura) devido ao estado inflamatório crônico e às substâncias produzidas pelo próprio tumor.
As causas dessa deficiência podem ser subdivididas em dois tipos: fatores relacionados à doença e ao tratamento oncológico (quimioterapia, radioterapia e cirurgia) e à qualidade e menor disponibilidade dos alimentos. Os fatores relacionados à doença e ao tratamento são muitos, tais como: anorexia, náusea, vômitos, alterações do paladar e olfato, boca seca ou dolorida, dificuldade de deglutição, falta de ar, dificuldades para mastigar, fadiga e problemas inflamatórios. Os problemas psicossociais relacionados à doença, como depressão, ansiedade e isolamento social, também podem comprometer a ingestão de alimentos.
Durante o tratamento, muitas pessoas não conseguem ingerir as quantidades de nutrientes ou calorias que precisam nas refeições e, portanto, a implementação de uma terapêutica nutricional individualizada é necessária.
Em oncologia, os suplementos nutricionais orais (SNO) representam uma estratégia útil e eficaz para combater a deficiência de ingestão de nutrientes. Geralmente, os SNO contêm uma mistura de diversos macronutrientes (proteínas, gorduras, carboidratos) e micronutrientes (vitaminas, minerais e oligoelementos). Os suplementos nutricionalmente completos prontos para uso têm alta densidade calórica e constituem uma boa fonte de proteínas.
Os SNO são vantajosos porque não são invasivos, estimulam o apetite aumentando o volume de ingestão – dependendo de suas formulações – e propiciam comprovados benefícios aos pacientes. A proteína, em doses adequadas, fornecerá substratos para manutenção da massa muscular e auxiliará na resposta imunológica.
A utilização de SNO é indicada quando a ingestão nutricional for inferior a 75% das recomendações nutricionais no período de cinco dias e quando não haja expectativa de melhora da ingestão.
Leave a reply